quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Introdução

Desde pequenos somos indagados sobre o que queremos ser quando crescermos, dizemos diversas coisas, tais como: bailarina, jogador de futebol, bombeiro entre outros. Todas essas profissões vêm com o momento em que se esta vivendo, uma pessoa serve como exemplo, um brinquedo, enfim, são diversas as influências as quais sofremos, porém, a real pressão para decidirmos nosso futuro vem com o passar dos anos, através de nossos pais, familiares e sociedade que tem um estereótipo de profissional bem sucedido e organizado.
Segundo Stephen Kanitz, a escolha profissional e o casamento são as decisões mais importantes às quais tomamos em nossas vidas, pois dividiremos nossas rotinas com ambos, porém perdemos mais tempo escolhendo cônjuges do que escolhendo cursos que faremos, e no final de tudo, passamos mais tempo na companhia de nossas profissões do que com nossos cônjuges. Depois dessa analise, nossa visão se torna mais objetiva e menos turva, pois se relacionar é simples, mas a escolha profissional não é tão simples quanto, ela nos parece distante, então na maioria das vezes deixamos para pensar sobre ela quando já estamos em vias do vestibular, e esse fato se torna muito mais complicado, pois nesta hora, todas as pressões triplicam e todo sentimento de instabilidade floresce.
O tema profissão nos remete a muito tópicos tais como: mercado profissional, profissões em desuso, as especializações, enfim, temos um leque de matérias para nos aprofundar, nós esperamos que a partir de toda a informação contida neste site, você possa fazer uma opção profissional mais consciente e sensata.

A escolha:
Existem muitos fatores que contribuem de forma significativa para a formação de uma opinião concreta a respeito da escolha profissional, mas o fator decisivo é sempre a aptidão natural, que se descobre ao longo de uma caminhada de conhecimento próprio. Ninguém é totalmente seguro de todas as suas decisões, erramos, e o importante é que podemos errar nesta etapa da vida, para não errarmos mais tarde, sendo profissionais frustrados. Principalmente nas escolas são vinculadas muitas informações a respeito do mercado profissional, profissões melhor remuneradas e diversos outros aspectos sobre o meio, então é imprescindível para uma boa escolha que, antes dela ser efetuada, exista todo um processo de analise e reflexão, pois salário,cargas horárias,regras é tudo o que você vai precisar se adequar ao fazer uma opção ou outra.
Muitas vezes nossos pais ou pessoas próximas nos indicam ou quase tentam nos obrigar a cursar faculdades ou aulas que não nos atraem, porém nos vemos convencidos a fazer, pois a oratória dessas pessoas é mais forte que a convicção sobre o que você vai ser quando “crescer”. O correto seria que isso não acontece, pois a obrigação dos pais e familiares é dar informações e estarem disponíveis para a conversa e orientação, mas já que isso não acontece na pratica, por favor, tenha um crivo em sua mente e saiba que para eles, a profissão escolhida por você talvez não seja a melhor, mas é a que você realmente se identificou e escolheu.

Dicas para uma boa escolha profissional segundo Stephen Kanitz:
-Namore sua profissão. Se seus pais possuem um conhecido que exerça a profissão peça permissão para acompanhá-lo por algumas semanas para sentir como é seu dia-a-dia. Mesmo que tenha de fica nos corredores você verá o ambiente, sentirá um pouco a rotina. Assista uma semana de aulas em sua futura faculdade. Comece a explorar as variantes da profissão escolhida, descubra as linhas de pensamento, os estilos.
-Não se apresse, obtenha informações, discuta com seus amigos e pais, se realmente for preciso, se de um espaço de tempo para amadurecer suas idéias.
-Não se deixe influenciar e nem despreze opções pelo fato de não conhecê-las, explore,descubra o que desperta em você satisfação e une alguns dos seus requisitos básicos.
-E ao final de tudo: faça uma boa escolha.

***Olhando em dados concretos:
-O M.E. C(ministério da educação) tem 570 profissões catalogadas;
-Cerca de 20% dos alunos que entram na faculdade por ano desistem de seus cursos;
-A faculdade depois dos 40 anos de idade já é um fato corriqueiro, e as mais escolhidas são: direito, pedagogia e administração.

Um comentário:

Cristian disse...

Os professores são o elo mais importante no nosso sistema. Não deixá-los ser capaz de ganhar bem e tablearse educar corretamente os filhos do futuro, de forma que, depois, podem ser exibidos como profissionais no site get ninjas ou outro.